David e a cabeça de Golias

caravaggio.jpg

Nada é real. Um rapaz, túnica presa de um só ombro, tem uma tranquila espada na mão direita enquanto a esquerda segura pelos cabelos uma cabeça de homem, apenas uma surpreendida cabeça de homem, sem corpo. Poderia ser de uma violência inaudita – se fosse real. Mas nada é real.

As figuras saem do negro, um negro saturado. Não é um negro de noite, é um negro inventado por olhos iníquos, olhos de bas-fond. O negro donde emergem o rapaz e a cabeça do homem, digo, David e a cabeça de Golias – negro tão liso, tão cego – só pode ser um negro completamente pintado. Houve quem dissesse que pintar assim era destruir a pintura.

E, no entanto, David, a espada e a cabeça de Golias vêem-se tão bem, tão definitiva e vivamente recortados. E basta olharmos um segundo para sabermos que não há nenhuma forma física da luz os iluminar desta maneira. Nem é preciso. Esta é uma pintura anterior ao fiat lux do Génesis: a luz não vem, não tem de vir de lado nenhum: a luz é o que, por pura ilusão, pensamos ser os corpos. O braço, o torso, o linho branco da túnica de David, David ele mesmo, o fio da espada, são luz. Luz de dentro, não luz de fora. Teatro negro, teatro de luz. Sem uma única sombra.

 Não admira que, corria o ano de 1609 e tendo Caravaggio 38 anos, tenha sido uma das suas obras finais.

4 thoughts on “David e a cabeça de Golias”

  1. Caravaggio é um dos meus pintores favoritos. Ainda bem que se lembrou dele mais uma vez. No livro Le Caravagge par le Détail de Steffano Zuffi, este autor revela que o pintor autoretratou-se pelo menos no Martírio de S. Mateus, na Prisão de Cristo, na Ressureição de Lázaro e no Martírio de Santa Úrsula, talvez a sua última obra. Mas é no David com a Cabeça de Golias que ele é representado como um gigante vencido, decapitado, e desdentado.O golpe na testa foi certamente o resultado de uma rixa, mais uma, no albergue napolitano de Cerriglio. O David revela mesmo um sentimento de piedade perante o acto que acaba de cometer. Grande Caravvagio.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.