A Guerra e Paz editores faz hoje 14 anos. Sob esta nuvem sombria que nos atormenta não queremos comemorar, nem queremos que nos dêem os parabéns.
Preferimos, como nessa tarde de dia 10 de Abril de 2006, em que na Fundação Gulbenkian apresentámos a Guerra e Paz aos leitores oferecendo-lhes um novo livro de Agustina e uma correspondência inédita de Jorge de Sena e de Sophia de Mello Breyner Andresen, estabelecer um compromisso – um novo compromisso – consigo: comprometemo-nos a sobreviver a este cataclismo que vai tombar sobre o mundo editorial, para servir o livro e servir o livro em todas as suas dimensões, na magnífica e mais nobre dimensão literária e criativa, poética ou romanesca, naquela outra faceta em que o livro é pensamento filosófico, sociológico ou histórico, e mesmo nessa vertente prática, informativa ou de mero entretenimento que serve milhões de leitores. Porque o livro é assim, como o olho de uma mosca, multifacetado, negando as práticas de exclusão, os ditames dirigistas, tanto furtando submeter-se a estritas hegemonias comerciais, como a fundamentalismos culturalistas. Esse espaço amplo do livro entendido em todas as suas gamas é a casa em que a Guerra e Paz quer morar na década que se segue.
E por ser este um tempo dramático, que exige acção a acompanhar os afectos, pedimos aos nossos leitores que em vez dos parabéns passem aos actos e comprem, no site da Guerra e Paz, nas próximas cinco noites e cinco dias, um livro nosso de um dos dois autores que inauguraram a Guerra e Paz, um livro de Agustina ou um livro de Jorge de Sena. Durante esses dias, os livros desses nossos dois autores estarão a um preço de aniversário: apenas 10€. E nós vamos a sua casa entregá-los.
De Agustina oferecemos As Meninas, O Livro de Agustina, a Fama e Segredo na História de Portugal. De Jorge de Sena oferecemos as Correspondência com Sophia, Eugénio de Andrade, Sarmento Pimentel, João Gaspar Simões, Raul Leal e Delfim Santos.
O nosso compromisso é sobreviver no futuro próximo, como editora, para servirmos o livro. O seu, estimado leitor, é o de ler e reencontrar nos nossos livros o sabor da aventura, o sopro da emoção, a satisfação da curiosidade e a busca do conhecimento que justificam estarmos juntos.
A Guerra e Paz editores celebra hoje o seu 14.º aniversário. Assim, com este compromisso. Junte-se a nós!
Não querem mas dou. Parabéns!
Há maneira de enviarem livros para a Austrália? No ‘check out’ não encontrei.
LikeLike
E eu e toda a Guerra e Paz agradecemos. Vou ver o que se passa com a Austrália. Julgo que mandamos livros, sim. O que deve acontecer é que os custos de transportes são proibitivos.
LikeLike
Diogo, neste momento, explicou-me o responsável comercial, só enviamos livros para território português. Não há equipa interna para enviar para o estrangeiro. Mas voltaremos em breve. Abraço,
LikeLike
Diogo, já sei que nos levou metade do catálogo 🙂 Obrigado e um abraço
LikeLike
Se assim for, mando-os para casa dos meus pais!! Eles logo mos enviam depois de os ler!
LikeLike
Lamento não me deixares dar os PARABÉNS mas tu bem os mereces!
E já que ofereces “um copo” pelo aniversário em versão de livro, vou encomendar dois para me embriagar.
LikeLiked by 1 person
ah grande João, komé mermão, embebedemo-nos juntos. Páscoa Feliz,
LikeLiked by 1 person
Komé João, já cantámos de outra maneira os parabéns e bebemos à nossa comum saúde um tintinho. Bora lá, meu irmão, que Deus é Amor.
LikeLiked by 1 person