
Bica Curta servida no CM, 5.ª feira, dia 29 de Agosto
A estatística da guerra e da paz dá boas notícias ao mundo: nos últimos 28 anos, em guerras civis, guerras entre estados, guerrilhas e terrorismo, ou seja, em todas as guerras morreram pouco mais de 81 mil seres humanos por ano. Comparado com o século XX é prodigioso o progresso da humanidade: no século XX, a média foi de dois milhões e trezentos mil mortos por ano. Brutal.
A guerra era das principais causas de morte de adultos: a terceira. Hoje é a 28ª e faz 16 vezes menos mortos do que os acidentes de viação. Em 2018, os mosquitos mataram 10 vezes mais pessoas do que a guerra. Digo eu: a globalização empurra-nos para a paz.
Já eu não sei que diga. Que progresso é este que deixa mosquitos matar mais gente que numa guerra?!
LikeLike
É um grande progresso. Também os mosquitos matam muito menos. O que a saúde ganhou e melhorou! E eu espero que seja sempre a natureza a matar mais do que o homem. 🙂
LikeLike
A natureza deve andar furiosa com a forma como o homem a trata… Pode ser que alguém nos convide, um destes dias , a ir morar para outro planeta, o do Pequeno Prince – já estivemos mais longe!
LikeLike
Eu vejo o copo meio cheio. Não me parece que nada do que hoje sentimos se compare aos terrores homéricos que no passado atormentou a humanidade.
Em todo o caso, ir viver noutros planetas parece-me um bom programa
LikeLike