Bica Curta servida no CM , 5.ª feira, dia 15 de Agosto
Michael Shellenberger é um herói ambientalista, vencedor do Green Book Award. Sem papas na língua disse o que pensa do conceito de pegada ambiental: valor científico zero, igualzinho ao da astrologia ou da ideia de que a Terra é plana. Mais, disse que muitos activistas, em que se inclui a menina sueca Greta Thurnberg, só pretendem aterrorizar e deprimir o povo com soluções que levam à pobreza. Por motivação política e ataque à economia e à economia capitalista. São mais moralistas do que ambientalistas.
Michael defende o nuclear limpo, o ataque aos problemas por meios tecnológicos e o uso sustentado da natureza. Vale a bica curta.
Não me parece que se equivalham, ele e a menina sueca. Os apelos dela são de índole moral. Ele é cientista, ganhou um prémio, é ambientalista. E vende a sua solução. Que não nos empobrece (diz), é viável (diz), não belisca o capitalismo (deve ter dito). Julgo que ela serve propósitos de alerta e ele de soluções. Como S. Tomé, é ver para crer.
LikeLike
Conto em breve publicar que ajuda a compreender melhor…
LikeLike
Ah Manuel, que quanto mais leio mais dúvidas tenho! Mas é inquestionável que a coisa tem de mudar. Punha o Bolsonaro e o Trump numa balsa ao largo de Lampedusa e não os deixava desembarcar. Para começar.
LikeLike
Gonçalo, espero que a minha Guerra e Paz nos ajude com a publicação muito em breve de um livrinho com o singelo título “Alterações Climáticas, o que sabemos, o que não sabemos”. Escrito por um cientista do clima com 40 anos de investigação. É que, felizmente, não temos de escolher entre Trumps e Bolsonaros e activistas desvairados… Deus nos valha.
LikeLike