A religião morreu

blach_hole

Bica Curta bebida no CM, na 5ª feira, dia 4 de Abril

Não tenho a arrogância de ser ateu. Aprendi a ler nos livros religiosos de minha mãe. Rezei, comunguei, confessei-me, bem antes de beber a bica curta. Hoje, admirando a ideia do amor ao próximo e do perdão das ofensas, mensagem maior de Cristo, se sou alguma coisa, sou um agnóstico que vê o catolicismo morrer.

Não foi só o escândalo da pedofilia que dura, e dura, e dura, como as célebres pilhas. Portugal perdeu o sentido do religioso. Deixámos de ver no catolicismo o sublime e o sagrado que eram o seu mistério. O papa Francisco é só um homem gentil deste mundo. Mas é o outro mundo que, na religião, queríamos desejar ou temer.

2 thoughts on “A religião morreu”

  1. Está a referir-se a quê? À religião católica? Com todos os ses que lhe pertencem, mesmo com a pedofilia às costas, não morreu. Não creio que morra. E acredito que exista uma tendência do espírito humano para a religiosidade, com ou sem religião instituída.
    Portugal está agnóstico, desviou-se da transcendência religiosa, criou novas transcendências. Não é mais feliz, nem mais eficaz, nem melhor.
    Por favor, não diga – nem a brincar – que o papa Francisco é apenas um homem gentil deste mundo. Porque, mesmo que ele fosse apenas um homem deste mundo, seria muitíssimo mais que gentil.

    Like

    1. Eu gosto da humanidade que levanta a cabeça, insatisfeita, à procura, olhos ansiosos, um nariz que cheira o cosmos, ouvidos doidos pela música do silêncio. Julgo que estamos de acordo nisso. É o essencial.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.