Porque hoje é sábado. De ressurreição

vinicius-de-moraes

Não  nos deixemos entalar. Nem encavalar. O mundo está, sempre esteve, perigoso. O mundo é, sempre foi, injusto. A bela democracia grega tinha escravos dentro de casa. Não se deixem impressionar com a contabilidade do passado e com a promessa de amanhãs que cantam. Ninguém tem de ter o Universo às costas. A felicidade é para hoje, é mesmo para agora.

Os piores Pides são os Pides da felicidade. Andam por aí a caçar risos. Andam por aí a a medir prazeres. Trazem debaixo do sovaco causas circunspectas e fracturantes, angústias que fazem da humanidade passada um rolo de carne de maldade e crime. É mentira.

Não se deixem amarrar com o que a boca deles diz, mas os olhos deles nunca viram. Não é preciso adiar nada para ajudarmos o mundo a ficar melhor. Beijem. cantem, bebam, amem. O mundo agradece. E depois trabalhem. Façam o melhor que conseguem fazer. Criem. Riqueza também. Não explorem os miseráveis fazendo deles bandeira. O que ajuda os pobres, desfavorecidos, desiguais, não é o angustiado enlevo das boquinhas em forma de cu. É a riqueza que pode ser repartida.

Porque hoje é sábado, como dizia Vinicius. E é de ressurreição.

4 thoughts on “Porque hoje é sábado. De ressurreição”

  1. Riqueza repartida em Portugal é para rir! O exemplo anglo-saxónico de o rico doar parte da riqueza a laboratórios, bibliotecas, universidades, às suas alma mater, não colhe nesta terra. Nem em sonhos!
    Mas hoje é Sábado, Vinicius era poeta e os poetas sonham. Sonhemos pois, Manuel.
    Abraço.

    Like

    1. Vale a pena sonhar. Também podemos falar da riqueza dos ricos, mas eu estava a falar da necessidade de criarmos riqueza. Quem partilha riqueza são os povos e países que se esforçam por criá-la. A nossa vergonha da riqueza inibe-nos e atrasa-nos.
      E hoje já é domingo e ressuscitámos todos: aleluia. Um abraço.

      Like

  2. “The test of a first-rate intelligence is the ability to hold two opposed ideas in mind at the same time and still retain the ability to function.”

    Sim, tudo isso. Mas que não incorram na ingenuidade de crer que o poderão fazer sem atrair inimigos implacáveis.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.