
É a humildade que faz o futuro. A ambição é quase sempre um pneu furado. O meu futuro começa agora e eu, como prometi, venho dizer. A partir de agora, passo a escrever no grupo Cofina.
Às sextas-feiras, no Jornal de Negócios, quem ler a última página do Weekend, vai encontrar uma coluna com o título “Vidas de Perigo, Vidas sem Castigo“. Escrevo-a eu. Prometo contar vidas, situações e episódios insólitos ou de alto risco, para não falar, porque é só disso que vou falar, de fraudes, aventuras e embustes. Actualíssimas coisas do passado que se misturam com anacrónicas coisas do presente. Uma vez por semana, sempre à 6ª feira.
Mas há mais. À 3ª, 4ª e 5ª feira, na última página do CM (sim, o Correio da Manhã), vou servir uma “Bica Curta“. Três micro-crónicas sobre um drama, um sorriso, uma fúria, um esgar de tristeza do quotidiano.
E agora, pedia a todas as pessoas que saíssem para eu poder ficar só consigo. Já saíram? Vou contar-lhe um segredo. Há muito tempo que não partia com tanto optimismo e vontade para uma nova aventura. No Negócios, oferecem-me o espaço perfeito da crónica. No CM, o desafio das micro-crónicas tem a mesma exigência que se pede, na guerra, a atiradores de elite. Coitado de mim.
Tenho total liberdade de escrita e posso escrever com a ortografia em que aprendi a língua portuguesa. Estarei eu à altura do desafio? É a humildade que faz o futuro e eis o quero dizer: todas as condições me foram dadas, está nas minhas mãos, e só nas minhas mãos, escrever ou não o “Vidas de Perigo, Vidas sem Castigo” e a “Bica Curta” com emoção, lúdica inteligência e um módico de paixão. Não sei, porque não sei mesmo, se serei capaz.
Expectante.
De certeza Bom..
LikeLike
Grato pela confiança. Vou tentar não desmerecer.
LikeLike
Pois…D. Manuel, que os deuses o protejam nesse caminho que escolheu e que, mesmo sem eles, seja um rotundo sucesso o trabalho a que se propõe. Que o senhor é artista da palavra e chega para as duas propostas.
Espero ainda, e de forma bem egoísta, que venha por aqui deixar as suas crónicas e micro – mesmo que com o devido atraso – que não leio nenhum dos jornais. O primeiro, porque o meu negócio é com a vida e não os precisa; o segundo, por uma questão de desarvorado princípio.
LikeLike
Béa, prometeo que as crónicas, micros ou não, vão aparecer por aqui.
LikeLike
Sempre em frente, amigo, com sucesso e muita humildade, coisa que vai rareando neste mundo de vaidade.
Abraço, vizinho de outros tempos.
LikeLike
Zé Carlos, meu kamba da Farmácia Luanda, ainda hoje estive a olhar para os nossos mails… 🙂 Um abraço e Bom Ano
LikeLike