O cinema de Mário Jorge

É um cinéfilo? Digo isto e é como se não dissesse nada. O que eu deveria dizer é que o cinema, os filmes, as actrizes e os actores circulam intempestivos e obstinados pelas veias de Mário Jorge Torres. A sua forma de deixar o cinema viver dentro dele faz já parte dos comportamentos de uma espécie em extinção.

Conheci Mário Jorge Torres, omnipresente e impertinente, nas sessões da Cinemateca, quando eu era um dos programadores da equipa de João Bénard da Costa. A minha ignorância resvalava no vasto património que se desenhava no seu conhecimento do kitsch, do camp, dos géneros, das teorias, dos autores, das divas ou dos actores, canastrões que fossem. A essa eclética sabedoria, que Mário Jorge Torres, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, levou também para a academia, criando disciplinas de cinema na vetusta Faculdade onde eu desaprendi Filosofia, os amigos, os alunos, os colegas professores decidiram prestar homenagem com este livro de 576 páginas. E convidaram-me também a mim para que escrevesse um texto. Chamei-lhe “Um museu de lágrimas” e abri-o com esta dedicatória:
“A um educativo ménage à trois:
ao Professor Mário Jorge Torres
ao Professor Manuel Cintra Ferreira
ao Professor João Bénard da Costa.”

Que tenha evocado estes nomes, já diz do prazer e da afinidade que me levaram a escrever. Tudo confirmei a ler a entrevista final que os organizadores fizeram ao Mário Jorge. Com candura e gozo, ele abre as torrentes emotivas da infância e adolescência para nos deixar ver como é que os filmes lhe entraram nas veias e como é que as velhas e tantas (ou todas) já extintas salas de cinema, do Royal na Graça, ao Cine Oriente e ao Max-Cine e Chiado Terrasse, foram as suas salas de chuto. Abençoada droga de luzes e sombras que a inclemente abstinência actual nos faz recordar em dor e lágrimas. Museu de lágrimas, digo eu, acrescentando um obrigado ao Mário Jorge Torres.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.