Novos Livros: língua, viagem e pensamento

Já tínhamos saudades de apresentar novos livros aos nossos leitores. Dois deles ainda puseram um pezinho na Feira do Livro de Lisboa. 

Pontuação em Português é mais uma obra de serviço público de Marco Neves: vai ajudar-nos a escrever melhor, ensinando-nos – há livros que sabem ensinar! – a pôr vírgulas e pontos e vírgulas. Estávamos a precisar, vírgula, e ponto final. 

Na outra ponta da imagem, está este belo África no Mundo Livre das Imposturas Identitárias. É um livro de combate de Jonuel Gonçalves, nosso autor de mais três livros e comentador regular do Público e da RDP. Jonuel traz-nos uma África revoltadas que recusa as hoje tão cantadas e radicalizadas teorias identitárias, acusando-as de serem inimigas da cidadania. Eis a revolta de África contra tudo o que legitime políticas de atraso e obste à integração africana no mundo.

Por fim, regressa a prosa viva e límpida de António Graça de Abreu. No seu quarto livro para a Guerra e Paz, Odisseia Magnífica, leva-nos de viagem, repetindo – quase! quase! – o périplo de Fernão de Magalhães. Literatura de viagem em muito bom português.

Língua, viagem e pensamento em três livros que fazem mais forte a não-ficção da Guerra e Paz.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.