confissões de miúdo

kids

Naquele tempo, o meu tempo, quando um tipo era alei­jado jogava à baliza. Era um tempo em que, estando por inven­tar a pala­vra defi­ci­ente, ainda se dizia alei­jado. O medo da poli­o­mi­e­lite pai­rava no ar. Phi­lip Roth, no seu “Nemé­sis”, mos­tra esse inde­ci­frá­vel ini­migo. Não se sabia donde vinha, nem como che­gava.

A polio podia, dizia-se, come­çar na praia ou num pic­nic, com um pico, um prego fer­ru­gento, um espi­nho enve­ne­nado que se espe­tasse no cal­ca­nhar. Era o que, mal lidos, diziam os páli­dos Reader’s Digest que nos che­ga­vam com atraso. Não tínha­mos sequer noção da morte: tínha­mos era medo de ficar para­lí­ti­cos. E de ter de jogar à baliza.

 

3 thoughts on “confissões de miúdo”

  1. Conheço um garoto que joga à baliza. Passou a jogar nessa posição depois de ser avançado no jogo que mais gosta de jogar e onde perdeu horas e horas a organizar campeonatos infantis e mais tarde juvenis para poder jogá-los. Num repente lhe disseram que não podia jogar mais. E ele incrédulo, como se fora coisa impossível, “está a dizer-me que não posso jogar mais?” Sempre que joga à baliza, durante dois dias, fica “todo partido”. Diz ele. E já tenho confirmado. O acaso genético estraga muita coisa que só ensombra. E, ainda assim, bem vejo a alegria com que, de tempos a tempos consegue recrutar dez a onze jogadores.

    Like

  2. Manuel: artigo à parte, gostei que me lembrasse que ainda existe a palavra aleijado. Deficiente anda a nossa língua onde os sinónimos rareiam. Portugal acabou com os cegos (que bom!), agora há que cuidar dos invisuais. E este país não é para velhos mas apenas para idosos. Abaixo o lixo! Vivam os resíduos sólidos urbanos!!!
    Goooooooooolo!!!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s