Uma fatia de pão com manteiga

Luxo é regressar ao paladar da infância. Há quanto tempo não tocava numa fatia de pão com manteiga? Mas, hoje, a infância e adolescência puseram-se a gritar por mim e não tive remédio. Fui ali ao lado, como se fosse à mercearia do Sô Manel, na rua Alberto Correio, em Luanda, e escolhi um pequeno pão de centeio. Só me faltava a manteiga. O mostruário era estiloso e cheio de banga. Escolhi a coisinha mais foleira: uma redonda caixa de plástico, transparente. Tinha a vantagem de deixar ver a manteiga dourada.

Num passo de dança já estava em casa. Cortei uma fatia de pão, e como nada lá vai sem preliminares, dei-lhe um bom aquecimento na torradeira. Passei-lhe a manteiga: já se sabe que o calor dilata e funde os corpos. Em brasa, mordi e saboreei. Tinha na boca a infância. Com uma imprevista melhoria, a de se lhe ter juntado a melhor manteiga do mundo. É dos Açores, da ilha das flores, feita pela cooperativa local. O nome é tão fatela como a embalagem, Uniflores. Mas a manteiga é imbatível. Bem sei que não indo já para novo, estou há muito a ir para velho, mas que prazer: de fechar os olhos e inspirar fundo, fundíssimo.

Exagero, ao dizer que esta manteiga Uniflores é a melhor do mundo? Logo vos direi, assim prove a Marinhas, manteiga que em Esposende ainda é feita artesanalmente e que alguém me disse ser de outro mundo.

6 thoughts on “Uma fatia de pão com manteiga”

  1. Que invejinha. Felizes os tempos em que também podia comer pão com manteiga, sabor tanto do meu agrado, que descobri já fora da infância e me sabe ainda ao melhor do mundo.

    Like

  2. Que maravilha voltar aos sabores da infância… não havia melhor que um pão com manteiga (de preferência da Cela); da batata doce que a “Xaxão” assava como inguém ( o melhor aperitivo quando voltava da escola para almoçar); dos dcinhos de ginguba ou de côco e sobretudo do sabor das pitangas e das gajajas…

    Like

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.