Adeus

Foi esta a minha última crónica no Expresso.
Escrevo neste jornal, que Francisco Pinto Balsemão fundou, desde 1981. Com duas interrupções, uma para escrever no extinto Semanário, a outra, para ajudar a fazer a SIC. Não há duas sem três, pensei quando voltei, há oito anos, com esta coluna a que chamei A Vida Dá o que o Cinema Tira. Não há duas sem três, digo, sem vontade, agora que saio. Escrevi com total liberdade e fiz mais um amigo, o Miguel Cadete, meu editor, de santa paciência, mas tão firme e tão apaixonado por fotografia, estranhas edições e incunábulos. Não me perdoaria se perdesse os homéricos almoços que nos irmanam.
Parto com gratidão. Como quando parti da SIC. Devo a Francisco Pinto Balsemão as oportunidades que mudaram e moldaram uma parte do que sou. Se devo muito do que que sou, e por esta ordem, ao meu liceu, ao curso de filosofia e a José Gabriel Trindade Santos, à Cinemateca e a João Bénard da Costa, o que as minhas idas a Cannes, a Berlim, luxos como Pordenone, as entrevistas que fiz a Coppola, a Anjelica Huston, a Storaro, tantos realizadores e actores, o que viajei e negociei pela SIC, dos grande estúdios de Hollywood ao Rio ou a Hong Kong, devo-o à visão de Balsemão. Deu-me na mão mundo. Obrigado, meu caro amigo, até à próxima conversa. Convido eu.

casablanca

Adeus

Nunca serei um fanático de 1976. Pelas mesmas razões – já vão ver – não posso ser um fanático de 2018.

Havia um calor feio, suado, nas salas do aeroporto de Luanda. Abri a mala, cheia de livros, nada senão livros, e o inspector, vizinho do bairro ou ex-camarada do velho Éme, fechou a cara, como quem muda de passeio para não passar à minha porta: “Komé, vais bazar?”

Não posso, não posso ser fanático desse final de 76, ano em que bazei de Angola. Ao meu lado, o meu recente amigo Mulambo, com uma tensão clandestina, na mão o passaporte, todo ele passos em volta, estava à espera que a DISA o cangasse ainda antes de pôr o pé no avião.

Sonhamos sempre que, se nos despedirmos num aeroporto, ressuscitaremos Bogart e “Casablanca”. Mas o meu amigo Mulambo, e eu pelos olhos dele, só víamos em cada farda mais um major Strasser, o chefe dos nazis. As nossas camisas de manga curta já eram feitas da ameaça que teceria a tragédia dos milhares de torturados e fuzilados a que o 27 de Maio de 77 deu licença.

Já no avião, odiei os meus livros delatores, todos os livros, Borges e as bibliotecas, na cabeça a bater-me a desdenhosa acrimónia do inimigo: “Komé, vais bazar?”

Sentado ao lado, o meu tão recente amigo Mulambo, perseguido por ser da Revolta Activa, sussurrava estar tão certo que eles o viriam buscar ao avião, como eu estava certo disto: se dá cacho é bananeira. O Boeing no ar, Luanda agitada e nocturna sob os nossos pés, e o Mulambo resignava-se à antecipada fatalidade: “Vão mandar o avião voltar para trás.” O Mulambo a querer que o avião saísse de Angola, como o revolucionário Viktor Laszlo a querer sair de Casablanca, e eu, com o meu coração de Ingrid Bergman, a querer que congelasse ou fosse uma parede todo o espaço aéreo.

A 310 km por hora, ainda sobre a Corimba, ficavam para trás os beijos de adolescência, as aventuras humildes, meu liceu, meu bairro, minha alegria, o meu sonho pó de talco de ser angolano.

Nunca tinha dito um tão longo adeus. Hoje, digo outro. Ao Expresso, onde comecei a escrever em 1981. Saio pelo meu pé e já odeio o meu pé como odiei a mala de livros. Ao meu editor, a Balsemão, aos leitores abraço-os com oito anos de crónicas que me fizeram feliz como ao rapazinho que vê a primeira mulher nua. Digo adeus e sei: não sou um fanático de 2018, nunca serei um fanático da despedida.

shooting

Publicado no Expresso

6 thoughts on “Adeus”

  1. O Manuel pode ter – e tem com certeza – muitos defeitos, mas tem uma das coisas mais importantes (para mim, claro) num ser um humano, a gratidão. O ser grato e não esquecer quem nos faz bem na vida.

    Começa a não ser uma coisa muito comum nestes “tempos modernos”….

    Like

    1. Luís, sem estar a desviar para canto, acho há hoje tantos valores como antigamente.. Sabe como é, quando olhamos para o presente, estamos muito em cima e tudo nos toca a fimbriazinha dos nervos… Um abraço e parabéns pelo seu blog.

      Like

  2. Ó se há despedidas cruéis …. e nunca se despedem de nós, ficam para sempre.

    Exílio – Cores e Odores

    Dormia ainda a manhã
    fechei a porta
    sem alarde
    parti
    levei na memória a cor
    vermelha da terra
    do sangue no verdejante capim
    encarnada do jindungo e das pitangas
    das missangas
    cravejando peles escuras
    descalças no cafezal
    a brancura do sisal
    do algodão em flor
    zarcão dos poentes sobre o cais
    dourada das fogueiras nos quintais
    rubra das acácias nos umbrais
    o verde dançante das palmas
    entre areias e céu em tardes calmas
    anil do mar ao sol do meio-dia
    à noite envolto em ardentia
    levei na memória o odor da maresia
    da poeira suspensa quando não chovia
    da goiaba do maboque e do caju
    do suor do povo quase nu
    parti
    nada mais tinha para levar
    a não ser a vontade de ficar

    ………..

    Bom recomeço, Manuel, e um feliz 2019.

    Like

  3. Os dois comentários acima já disseram o mais importante: a gratidão que o Manuel sente e hoje se vai desusando; e que toda a partida é recomeço.
    Bom recomeço. Afinal, sai por seu pé:).

    Like

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.